Servidores da PF do Pará terão direito a recebimento de adicional de periculosidade

Ação foi ajuizada pelo Escritório Ibaneis Advocacia, em patrocínio dos interesses dos filiados do SINPECPF, porque edifício possui depósito de explosivos e munições

Em defesa dos servidores da Delegacia de Imigração da Superintendência Regional de Polícia Federal do Pará (DELEMIG/SR/DPF/PA), o Escritório Ibaneis Advocacia obteve êxito em ação julgada procedente para reconhecer o direito ao recebimento de adicional de periculosidade dos servidores. O local possui depósito de explosivos e munições no andar térreo. A ação foi movida em nome do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal (SINPECPF). A decisão é da 20ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Os advogados do Escritório Ibaneis alegaram que o adicional de periculosidade possui caráter indenizatório, e os servidores trabalhavam em condições prejudiciais à saúde e à integridade física. “Nesse sentido, resta inequívoco que a lesão ao seu direito já está sendo perpetrada, uma vez que permanecem trabalhando diariamente submetidos a condições periculosas, sem, no entanto, receber a devida compensação”. O local abriga munições encartuchadas, tubetes de pólvora negra e espoletas.

Nascido em Brasília em 10 de julho de 1971, formou-se em Direito no Uniceub em 1993. É pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Processo Civil. Conselheiro Seccional eleito por duas gestões 2004/2009, tendo presidido a Comissão de defesa e prerrogativas da OAB/DF. Vice-presidente da OAB/DF no período de 2008/2009. Ocupou o cargo de Secretário-Geral da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB na gestão 2007/2010. Eleito Presidente da OAB/DF para o triênio 2013/2015, tendo recebido a maior votação da classe dos advogados no Distrito Federal com 7225 votos. É diretor do Conselho Federal da OAB na gestão 2016/2019, corregedor-geral da OAB e conselheiro federal pela OAB/DF.