STJ é sede do Judiciário da América do Sul

Começa hoje (20) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a VI Cúpula dos Poderes Judiciários da Unasul. Durante dois dias, líderes do Judiciário de nove países estarão reunidos para trocar experiências e discutir o aprimoramento da justiça no âmbito da União Sul-Americana de Nações.

Às 9h, no Pleno, o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, fará a abertura do evento. Às 10h30 terá início o ciclo de exposições oficiais, momento em que o representante de cada país terá 30 minutos para apresentar suas experiências.

As exposições desta quinta-feira serão da Bolívia, Brasil, Chile e Colômbia. Amanhã, a partir de 9h30, serão as apresentações do Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Além dos países que confirmaram suas exposições, também participa do encontro um observador de Cuba.

O público terá acesso somente à abertura do evento. Contudo, a equipe da Secretaria de Comunicação do STJ, que inclui agência, rádio e TV, irá disponibilizar todas as informações sobre o encontro, que conta com um hot site criado especialmente para cobertura da cúpula, com notícias em português e espanhol, além de muitas imagens.

Confira a lista das autoridades estrangeiras confirmadas:

Bolívia: Jorge Monastério Franco – ministro da Corte Suprema de Justicia
Chile: Sergio Muñoz Gajardo – ministro da Corte Suprema de Justicia
Colômbia: José Leonidas Bustos Martínez – ministro da Corte Suprema de Justicia
Cuba: Oscar Manuel Silveira Martínez – vice-presidente do Tribunal Supremo Popular
Equador: Ruben Dario Bravo Moreno – ministro da Corte Nacional de Justicia
Paraguai: Raúl Torres Kirmser – ministro da Corte Suprema de Justicia
Peru: Victor Lucas Ticona Postigo – ministro da Corte Suprema de Justicia
Uruguai: Leslie Van Rompaey – presidente da Corte Suprema de Justicia
Venezuela: Luisa Estella Morales Lamuño – presidenta do Tribunal Supremo de Justicia

Nascido em Brasília em 10 de julho de 1971, formou-se em Direito no Uniceub em 1993. É pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Processo Civil. Conselheiro Seccional eleito por duas gestões 2004/2009, tendo presidido a Comissão de defesa e prerrogativas da OAB/DF. Vice-presidente da OAB/DF no período de 2008/2009. Ocupou o cargo de Secretário-Geral da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB na gestão 2007/2010. Eleito Presidente da OAB/DF para o triênio 2013/2015, tendo recebido a maior votação da classe dos advogados no Distrito Federal com 7225 votos. É diretor do Conselho Federal da OAB na gestão 2016/2019, corregedor-geral da OAB e conselheiro federal pela OAB/DF.